A notícia mais legal: Michelly no intercâmbio sim!

postado em , por Michelly de Jesus Teixeira, Nenhum Comentário

Olá amigas e amigos,

essa é uma notícia que esperei um tempão pra poder falar aqui no blog e agora chegou a hora de contar!! (Na verdade comecei a escrever esse texto mês passado, mas não tive tempo de finalizar).

Dito isso, vamos aos detalhes da notícia propriamente: aquele sonho tão antigo do intercâmbio na minha vida está se concretizando mais uma vez - estou indo para a França/Suíça ficar um tempão! Essa foi uma conquista muito importante na minha vida até agora, e estou muito feliz e esperançosa pelas coisas que viverei. Na verdade, já estou muito feliz e grata pelo modo como tudo tem colaborado para que esse sonho se concretize. Eu sou muito abençoada :)

Esse não será meu primeiro intercâmbio: já tive a felicidade de passar 3 semanas nos Estados Unidos pelo programa Jovens Embaixadores,  uma experiência muito boa que deixou o gostinho de quero mais. Dessa vez terei mais tempo - a expectativa inicial é de que eu fique 1 ano no Centro Europeu de Pesquisa Nuclear, também conhecido como CERN, ou como o lugar onde surgiu a internet, ou como o lugar onde fica o maior acelerador de partículas do mundo, ou ainda como o lugar onde descobriram o Bóson de Higgs, entre tantos outros títulos nerds e legais. 
A agenda que minha mãe comprou pra incentivar meu sonho 😍
Houve um momento da vida em que eu dei risadas de angustia só de pensar que esse meu sonho do intercâmbio estava quase perdido. Quando vim para a UFRJ, eu tive que assinar um termo de desistência do programa Ciência sem Fronteiras - CsF pros amigos - no qual eu já havia sido aprovada e estava na fase de seleção da universidade. Assinei o termo tranquilamente, acreditando que poderia repetir o processo na UFRJ, que também participava do programa. A Dilma tinha prometido renovar o programa, então tudo ok, só que não. Não sabia que a UFRJ tinha suas próprias regras de seleção super rígidas que só permitiam alunos viajarem após o ciclo básico, isto é, aqueles 2 primeiros anos da faculdade de engenharia. Também não imaginava que o governo passaria por todas essas crises, Dilma seria tirada do poder e bye bye CsF. Porém, me sobrou a esperançazinha de que a UFRJ sempre teve programas de parceria com institutos da Europa. Num ato de fé comecei a estudar francês lá no curso da faculdade. Persisti no sonho e encontrei essa oportunidade maravilhosa da parceria do CERN com a UFRJ e agora estou aqui :)

A preparação para a viagem envolveu muita documentação; tive que tirar outro passaporte, vocês sabiam? o que anterior só valia 5 anos, agora vale 10. Dos documentos, igual aconteceu com o americano, não precisei pagar o visto também, porque o CERN tem um acordo que isenta a gente desse pagamento. Pedi o visto francês, porque pretendo morar na França. Quem vem pro CERN tem essa opção de escolher morar na Suíça ou na França, porque ele fica na fronteira entre os países. Também tive que selecionar bem as coisas para trazer, e comprar algumas coisas (malas de viagem, produtinhos pra cabelos cacheados made in Brasil, etc). Felizmente ganhei várias roupinhas legais das irmãs da igreja, e também tive a ajuda dos irmãos da igreja em várias outras áreas 💓. Antes de vir também fiz um check-up médico, fiz vários exames e consultas. Aproveitei e pedi várias receitas de medicamentos para trazer de reserva. Também tive que fazer minha mudança do apê no Rio, guardar tudo o que eu ia deixar e levar pra casa da minha tia / igreja, aproveitei para doar várias coisas também. 

Coisas que quero fazer

Ainda não listei os lugares que quero ir, mas com certeza espero viajar bastante :D 
Sei que quero me envolver com atividades locais também, pra conhecer a cultura e aprender o Francês. Me recomendem lugares pra ir, e sigam o meu instagram (@midejesus), porque vai rolar muitas fotos da viagem, sem dúvidas ;)

Em breve vou escrever outro post sobre as minhas primeira impressões aqui na França/Suíça. Bjs!

0 comentários:

Postar um comentário